Seguidores

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

NO AEROPORTO


O senso comum é algo, no mínimo, intrigrante. Por exemplo, as pessoas dizem que não se deve discutir política, religião e futebol. Eu nem chamaria isso de senso comum. Para mim é falta de senso - total - nem comum, nem incomum, nem nada. Por conta desse pensamento ... Aliás, desse despensamento, digamos, inocente; é que a igreja fez atrocidades e faz ainda. É por isso, também, que nossos políticos são o que são. Tenho ojeriza à frase feita, por isso jamais direi que cada povo tem o governo que merece - jamais.

Agora, ao contrário de política e religião, futebol eu realmente não discuto- é estupidez demais, não consigo.
Mas confesso que a notícia do inominável acontecimento no aeroporto internacional de Guarulhos durante a despedida do time do Corinthians rumo ao Japão realmente me impressionou. 
A que ponto a desinteligência total, a bestialidade irracional, a anomalia patológica de uma torcida (ou de alguns dos que lá estavam, pelo menos) consegue chegar! E me impressionou porque - se não me engano - do nada que faço questão absoluta de saber sobre futebol - acredito que eles estavam lá para comemorar, não é? 
Comemorar o fato de que o time deles vai disputar um campeonato mundial, não é isso? 
Eu fico imaginando - bastante temeroso - o que pode acontecer na volta do tal "timão" se eles perderem o tal campeonato.
Tudo isso seria patético e ridículo, se não fosse trágico e vergonhoso. 

Lamento se uma maioria paga pelo mal comportamento de alguns. Mas isto é o mesmo que fazem com gays, lésbicas, negros, políticos etc e se chama generalização ou preconceito, mesmo. Vou explicar melhor: é quando um grupo todo é reduzido a um comportamento só. Como se todo mundo daquele grupo fosse igual. Então, neste momento, por exemplo, todo corinthiano acaba sendo estigmatizado e visto como vândalo (mesmo quem não é). É ruim, não é? Então, corinthianos - vândalos ou não - lembrem-se disso quando forem estigmatizar outros grupos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário