Seguidores

terça-feira, 23 de julho de 2013

SE EU FOSSE SOBRE O PAPA FALAR

 
 
Dúvidas... coisas que até pensei questionar (com respeito e deferência, claro) ... mas depois, desisti:
1.       Que relação esquizofrênica e medieval é esta, afinal, entre a Igreja Católica Apostólica Romana e política governamental, presidentes de repúblicas, chefes de estado? Se o pontífice vier como Presidente da República do Vaticano (é República?), enfim, tudo bem – honrarias de Chefe de Estado. Mas, penso que ele veio como religioso, não é? Então, que a sua igreja o receba muito bem, com muito carinho e respeito, com toda a honra que ele merece... mas a sua igreja, somente, não a federação, o governo... Aliás, sempre achei estranho que uma igreja seja dona de um país... mas, enfim, quem sou eu?
2.       Por que o presidente de uma organização internacional tem de ser recebido pela/o presidente de um país? Pensemos: diariamente chegam ao Brasil, centenas de presidentes de indústrias / empresas / negócios (menos lucrativos, inclusive) e, pelo que sei, eles não são recebidos pelas autoridades máximas do país...
3.       E quanto às outras religiões? Imagino o grande chefe dos muçulmanos chegando ao Brasil e sendo ovacionado nacionalmente, recebido pela presidente da república, pelo presidente do STF. Imagino o maior representante do budismo recebendo o mesmo tratamento. Penso no babalorixá dos babalorixás chegando ao Brasil – queria ver a senhora presidente, o senhor presidente do STF baterem cabeça pra ele.
4.       Afinal, somos ou não somos um país laico como diz a nossa Constituição Federal?
5.       Eu ia até sugerir que a Igreja Católica Apostólica Romana cuidasse mais dos assuntos celestiais, como postulou aquele a quem seus dirigentes devem se lembrar: Jesus. Coisas simples como amar a Deus e ao próximo, mas como não gosto de coisas óbvias, prefiro me abster.
6.       Que venha o pontífice! Que chegue com sua simpatia, sua amabilidade, sua pretensa humildade, inclusive, mas que cuide mais do amor e menos do ódio, não é? Acho que nós já temos Malafeias demais, Infelicianus demais, por aqui, pregando o ódio ao próximo – quando este próximo não é como eles querem que seja. Não é necessário que alguém venha de tão longe, gerando tanto gasto aos cofres públicos para dizer mais do mesmo – já sabemos que a Igreja Católica Apostólica Romana é contra... contra ... contra... (contra o século XXI, contra leitura crítica do mundo, contra inteligência, contra pensamento esclarecido, contra liberdades pessoais, contra direitos civis – enfim, a favor do seu passado sombrio e macabro). Não me lembro, apesar da minha ignorância bíblica, de Jesus ser contra outra coisa senão a exploração do mais fraco, a mentira, a discriminação, o julgamento do outro, a falta de amor entre as pessoas... mas para a Cúria, parece que “quem é mesmo esse Jesus”? Algum hippie maluco do século 0?
7.       Finalmente, pergunto-me, por que é que meus impostos têm de custear a hospedagem e a segurança de Sua Santidade se a Igreja Católica Apostólica Romana tem dinheiro para comprar o Rio de Janeiro se quiser?
8.       Mas, nada disso direi, prefiro me calar e fingir que faço parte da massa feliz que, como os que vão aos estádios, assistem orgulhosos a seu time vencer e acreditam, vejam vocês, que estão vencendo também!
9.       Como dizia minha linda e sábia avó: “Deus me livre”!
10.   Salve sua força, Santidade!!! E já que está no Brasil: Axé!!!
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário